domingo, 8 de janeiro de 2012

Faixa etária para distribuição da vacina contra hepatite B é ampliada !


O Ministério da Saúde divulgou uma nova medida para a prevenção da hepatite B. Antes, somente as pessoas com até 24 anos recebiam eram vacinadas gratuitamente. Agora, o governo ampliou a faixa etária do público-alvo da vacinação, e as pessoas com até 29 anos também poderão receber a vacina sem pagar nada.
Aquelas pessoas que perecerem aos grupos mais vulneráveis ou que devam receber a vacina por indicação médica também podem ser vacinadas, mesmo se estas pessoas tiverem 30 anos ou até mais. Esta medida é válida para pessoas que mantém alto índice de relação sexual sem a proteção adequada, sendo essa uma das formas de transmissão da doença.
É válido também para mulheres grávidas, devido ao risco de transmitir o vírus para o bebê, para policiais, militares, pedicures e manicures, pois o vírus pode também ser transmitido através do sangue, mesmo se a pessoa possui uma ferida pequena. A hepatite B é uma infecção no fígado que pode causar graves lesões.
Entre os anos de 1999 a 2009, foram registrados, de acordo com informações oficiais, 94.044 casos da doença. O Ministério da Saúde calcula que aproximadamente 800 mil brasileiros possuam o vírus. Dessas pessoas, 70% não apresentam qualquer sintoma. De acordo com o Ministério, de 5% a 10% dos infectados desenvolvem a doença de forma crônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário