sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

NOSSA CIDADE DE HOJE É APERIBÉ !!!!

    HISTÓRIA
Aperibé é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. É banhado pelos rios Pomba e Paraíba do Sul. Tem a maioria de sua população urbana, e embora ainda não possua uma infra-estrutura adequada, recebe uma frequente visitação. Seu padroeiro é São Sebastião.
O nome Aperibé vem de Ape Ribe, que em tupi-guarani significa Cachimbo Aceso.
O antigo Distrito de Chave do Faria, atual município de Aperibé, emancipou-se, em 1992, do município de Santo Antônio de Pádua, quando então contava com uma área de aproximadamente 90 km². Nessa época, os emancipacionistas reivindicavam o direito dos produtores usarem os trens de carga da Rede Ferroviária Federal, que ligavam o interior de Minas Gerais ao município de Campos dos Goytacazes.
Em Divisão Territorial datada de 1 de julho de 1950, o distrito de Aperibé permanece no município de Santo Antônio de Pádua, assim permanecendo até a divisão territorial datada de 1 de julho de 1983. Elevado a município pela Lei Estadual nº 1985, de 10 de abril de 1992, foi desmembrado de Santo Antônio de Pádua e constituído do Distrito Sede, sendo instalado em 1 de janeiro de 1993.
Possui uma área de 89,53 km².
As peculiaridades do relevo e da hidrografia do município são, respectivamente, os alinhamentos de cristas do Paraíba do Sul, a depressão (vale) do médio Paraíba, as planícies aluviais dos rios Pomba e Paraíba do Sul, o desaguamento do rio Pomba no rio Paraíba do Sul.
Esporte
O time de futebol da cidade - Aperibeense Futebol Clube - recentemente disputou a 3ª divisão do campeonato estadual, sendo vice-campeã, assim adquiriu o direito de disputar a 2ª divisão profissional de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário