quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A nossa cidade de hoje é: VARRE-SAI (noroeste fluminense)!




VARRE-SAI

Varre-Sai é um município do estado do Rio de Janeiro é o município mais distante da capital Rio de Janeiro. Quarta sede de município mais elavada do estado, Varre-Sai  por seu clima frio e altitude elevada se destaca como maior produtor de café, responsável por quase 40% da produção cafeeira. Também se destaca por ser a maior colônia de descendentes de italianos do estado (mais 70% da população do município). Além da produção cafeeira, outro importante segmento da economia que vem crescendo é o turismo, integrante dos "Cicuitos das Águas (juntamente com Itaperuna, Porciúncula, Natividade e Raposo)" e também como importante rota de acesso ao Parque Nacional da Serra do Caparaó, sua maior atração é o Festival do Vinho e Festa da Colônia Italiana, seguido pelas festas de Abril e Cruz da Ana, outro ponto que vem se destacando é o turismo rural (fazendas de café e suas lavouras, hotél fazenda, artesanatos, queijos, vinhos e licores) e o turismo de aventura (parapente (este que 2009 teve participantes de outros países como Alemanha), motocross, cachoeiras e passeios nas matas e montanhas).
HISTÓRIA
A história de Varre-Sai remota de meados século XIX onde fica a atual sede do município existia um rancho que era cuidado por uma velha senhora chamada de Dona Inácia. Este rancho era ponto de parada dos rancheiros que vinham das Minas Gerais para vender seus produtos no Espírito Santo, a condição para que eles pernoitassem era que os tropeiros após dormirem que limpassem o estábulo onde ficavam os cavalos e burros, daí foi ganhando popularidade entre eles que ficou conhecido como "Rancho Varre-Sahe". Algum tempo depois o proprietário das terras doou um pedaço de terra para a construção de onde fica a atual Igreja Matriz São Sebastião, de onde em seu entorno começa a nascer uma vila que viria a se tornar o atual município. Já no final do século XIX e início do século XX com auge da economia cafeeira no Brasil começaram a chegar os imigrantes, principalmente italianos, que se estabeleceram para trabalhar nas lavouras de café. Passado a condição de distrito Varre-Sai ficou politicamente subordinado a sede que era o município de Natividade embora fosse bem diferente em aspectos culturais, geográficos e econômicos. A tão almejada emancipação veio no ano de 1991, virando o que corresponde ao atual município de Varre-Sai.
FILHOS ILUSTRES
Varre-Sai é a cidade natal do violonista Baden Powell de Aquino, que foi grande amigo dos criadores da Bossa Nova como Vinícius de Morais e Tom Jobim.
TURISMO
Janeiro: Festa de São Sebastião, padroeiro da cidade e Festa de Aniversário do município;
Abril: Festa da Cidade, em homenagem a banda Lira de Santa Cecília esta festa foi criada, hoje atrai milhares de visitantes de municípios vizinhos com seus shows, atrações de motocross e vôo livre.
Julho: Festival do Vinho e desfile da colônia italiana, uma das maiores e mais importantes festas do interior do estado, o Festival do Vinho resgata as origens da colônia italiana, regada a muito vinho, atrações, frio e com público de vários cantos do Brasil.
Setembro: Festa do Dia do Evangélico; com os tradicionais e grandes festejos que embalam o último sábado de setembro e é realizado no centro da cidade.
Além das festas, Varre-sai detém um imenso potencial turístico para o turismo rural e o turismo de aventura. Dispõe hotéis fazenda com parque aquático, chalés, restaurante, mini zoológico, cavalgada e rampa para asa delta. No município exitem inúmeras cachoeiras, matas e grutas que favoressem a prática de esportes. No 3M, morro sagrado para os praticantes de parapent que tem um desnível com a vizinha Bom Jesus do Querendo-Natividade de mais de 600m. A também passeios aos pontos mais elevados do municípios como o Morro da Malacacheta a apenas 3 km do centro da cidade com seus 1.020m de altitude, embora o ponto culminante encontra-se na comunidade da Jacutinga com aproximadamente 1.100m. Existem no municípios pelo menos 08 pontos que superam os mil metros de altitude, 10 que superam os novecentos, destaque Morro do Pirozzi com 970m e inúmeros pontos que superam os oitocentos de altitude, com destaque para o morro da Torre com 890m e o Morro do Calvário com 840m. As fazendas do ciclo do café, algumas centenárias que conservam toda sua imponência da época aúrea do café. Já na cidade destacam-se as adegas de vinhos de jabuticabas com seu processo artesanal, seus bares e botecos, suas praças e seu estilo arquitetônico das igrejas e das casas do centro, algumas centenárias e mais conservadas do Noroeste Fluminense. Além do Vilagge Club de Varre-Sai. Tudo isso não bastaria se a paisagem da cidade não fosse bela, cortada por um córrego ao meio, cercado de morros com matas fechadas e lavouras de café onde a cidade vive em perfeita harmonia com o campo.

MARCELO LESSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário