quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Confirmado! Ricardo Teixeira vai renunciar à presidência da CBF!

Um importante parlamentar integrante da “bancada da bola”, na Câmara dos Deputados acabou de me confirmar que até sexta-feira, Ricardo Teixeira deixará o comando da CBF. Para este parlamentar, amigo do capo do futebol brasileiro, Ricardo Teixeira deverá se limitar a publicar uma nota no site da CBF comunicando sua renúncia. Segundo esse mesmo parlamentar o destino de Ricardo Teixeira após a renúncia é mesmo Miami, nos Estados Unidos, onde já estão sua mulher e sua filha.

Ainda segundo esse parlamentar com quem conversei, “craque da bancada da bola”, alguns dirigentes mais próximos a Ricardo Teixeira, tentaram convencê-lo nas últimas horas a renunciar à CBF, mas permanecer no COL (Comitê Organizador Local), responsável pela gestão da Copa de 2014. Segundo o parlamentar amigo de Teixeira, ele estaria preocupado com várias situações. A investigação que estamos fazendo contra ele na Câmara, através da PFC nº 13, a negativa da presidente Dilma, que não quis recebê-lo para uma audiência no Palácio do Planalto e a perda do apoio do presidente da FIFA, Joseph Blatter, seu antigo aliado, que está ameaçando revelar documentos da investigação da Justiça suíça sobre o caso das propinas, que envolve também seu sogro João Havelange. É bom lembrar que Havelange renunciou à posição de membro do Comitê Olímpico Internacional para evitar ser investigado por ter recebido suborno.

Grave é o que pode acontecer também com a saída de Ricardo Teixeira. Seus sucessores naturais para o cargo seriam: José Maria Marin, o vice-presidente mais velho da entidade e o presidente da Federação Paulista, Marco Pólo Del Nero, porém eles não têm a confiança das federações que votam para eleger o presidente da CBF.

Este parlamentar que também é cartola, afirmou que pela vontade de Teixeira, o seu sucessor seria o diretor da TV Globo, Marcelo Campos Pinto, responsável por negociar com os clubes, os contratos e cotas relativos à transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro. Mas na avaliação do parlamentar tudo pode acontecer com a renúncia de Ricardo Teixeira.


Quando comecei a coletar assinaturas para investigar Ricardo Teixeira e a CBF muitos duvidaram que o poderoso chefão pudesse um dia cair, pelo menos até à Copa do Mundo de 2014. Alguns colegas deputados chegaram até mesmo a retirar assinatura do pedido de instauração da CPI por pressão de presidentes de federação, governadores e outras autoridades importantes da República. Até mesmo o presidente da Câmara, Marco Maia (PT – RS) recebeu o capo da CBF em seu gabinete, numa demonstração clara de que não haveria CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário