domingo, 5 de fevereiro de 2012

VOTO DE CABRESTO EM NOVA ROUPAGEM!!!!!!!


   Voto de cabresto em nova roupagem

Em um passado nem tão remoto em épocas eleitorais de nosso Brasil via-se a figura lamentável dos coronéis, fazendeiros de grande poder econômico que utilizavam sua força e poder para coagir o eleitorado a votar em determinado candidato. Capangas usavam e abusavam da violência e tratavam de garantir que ninguém fraudaria a vontade dos poderosos. Esta prática recebia o nome de voto de cabresto. No entanto, é inegável que a evolução das idéias humanas quebrou inúmeros absurdos do passado, mas como todo processo evolutivo é lento e responde à moralização dos cidadãos, o voto de cabresto ainda existe, embora em outra roupagem, mais light, sem violência física e sem capangas por perto.
O voto de cabresto hoje se faz de maneira psicológica, atuando junto às necessidades do eleitor. Um bolsa isso, um auxílio aquilo, uma cesta básica, uma promessa... Olha, não vote em tal candidato, o benefício poderá ser cortado.Sim, não há mais o coronéis, mas há o engravatado que semeia o medo, a desesperança e limita o raciocínio do cidadão. Desapareceu o capanga, mas surgiu o cabo eleitoral participando ativamente da campanha, abraçando os necessitados, visitando lares menos abastados, acariciando crianças, mostrando-se a imagem e figura da simpatia; uma simpatia de fachada que conquista os carentes. O cabresto hoje é feito de promessas vazias e evasivas, sem compromisso com a sinceridade e sem qualquer envolvimento com o bem coletivo. Um cabresto que não desfere pontapés, mas alimenta a ignorância. 
Quando será que desaparecerá o cabresto? Difícil saber, porquanto o cidadão comum também atua no seio da sociedade alimentando essa nefasta tendência de manipulação do poder.
Um cabresto bem vestido, um cabresto de terno e gravata, sorridente e simpático. Ah, os coronéis não se foram, o cabresto não se foi, é uma ilusão considerar grandes guinadas na sociedade sem a evolução moral do cidadão. Ou melhoramos como pessoas coibindo más inclinações ou o voto de cabresto permanecerá por muitas e muitas eleições.
Pensemos nisso.

Meus amigos, vamos dar um basta em algumas ameaças eleitorais que ainda rondam nossa sociedade tais como: “ Eu sei se você vai votar ou não em mim” Não tem como saber meu amigo não caiam nessa, nosso voto é secreto nosso sistema eleitoral é um dos mais seguros do mundo e é copiado por muitos Países.
É meus amigos o tempo passou mas ainda existem muitos coronéis de gravatas por ai,o voto de cabresto tem nova roupagem  então cuidado muito cuidado.
O seu voto é secreto e é sua arma pra lutar por um futuro melhor!!!!!

                                           MARCELO LESSA 


                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário