quinta-feira, 7 de junho de 2012

ITAPERUNA!

Itaperuna comemora ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’

 A Prefeitura de Itaperuna/RJ, através das secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação, com o apoio da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, estão promovendo uma série de atividades em comemoração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”.

Objetivando integrar os vários setores da administração municipal itaperunense, no chamamento para uma consciência sócio ambiental, aconteceu no final do mês de maio, um encontro na sala de reunião da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a fim de discutir as principais ações a serem oferecidas ao publico visitante. Na oportunidade, ficou decidido que a comemoração referente ao “Dia Mundial do Meio Ambiente” será realizada no dia 06 de junho, na Rua Buarque de Nazareth, em frente ao Colégio Estadual 10 de Maio, das 8h às 17h.
As ações proporcionarão à comunidade conhecer melhor o trabalho das secretarias envolvidas no evento, bem como as dinâmicas voltadas às importantes temáticas, visando o conhecimento e a preservação do meio ambiente em Itaperuna. Além disso, a população vai poder conhecer o trabalho desenvolvido pela Vigilância Ambiental em Saúde e o Laboratório de Análises de Água de Itaperuna, referência na região Noroeste.
Um dos objetivos do evento e levar conhecimento à população, por isso, haverá profissionais de diferentes segmentos, aptos a transmitir informação sobre ecologia, equilíbrio ecológico, manejo ambiental, sustentabilidade, preservação do meio ambiente, poluição, reciclagem, saúde, aquecimento global, efeito estufa, dentre outras questões.
Os visitantes terão a possibilidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos por funcionários das secretarias, entidades de ensino e entidades filantrópicas que apresentarão ações de empenho para a consolidação da preservação ambiental, por um desenvolvimento ambiental sustentável para Itaperuna.
Participaram da reunião o secretário Eduardo Suisso (Meio Ambiente); o coordenador do NICES Gesiney Botelho (representando a Secretaria de Saúde); o secretário Anderson Luiz (Educação); o subsecretário Valber Meireles (Educação); além do padre Geraldo Gualandi, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e demais biólogos, técnicos e funcionários das secretarias, envolvidos na divulgação, planejamento e programação do evento.
PROGRAMAÇÃO
Dia 06 de junho
- Divulgação Projeto ECO Ampla (parceria AMPLA – Itaplastic e SMMA), das 8h às 16h;
- Apresentação do Projeto Papa Lâmpada (trituração de lâmpadas fluorescentes tubulares);
- Apresentação de Valber Meireles e Coral da 3º Idade, às 9h;
- Desfile de roupas confeccionadas com material reciclável da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, às 10h;
- VIGIÁGUA – Laboratório para pesquisa de água, das 13h às 16h;
- Palestra sobre Educação no Trânsito, às 15h30min;
- Distribuição de mudas – Projeto Verdejar, das 8h às 16h;
- Recebimento de óleo usado de cozinha, recolhido pelos alunos das escolas municipais (Projeto Nosso Óleo Nosso Rio), durante todo o evento;
- Cenário de demonstração do processo sobre a dengue durante todo o dia do evento (Núcleo de Informação e Comunicação e Educação em Saúde – NICES e Vigilância Ambiental);
- Demonstração de quadro de decomposição;
- Amostra de painéis sobre trabalhos voltados à Preservação das Micro Bacias – Biologia/Redentor;
- Demonstração de peças recicladas de pneus (Grupo de Estagiários curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Chequer Jorge, Técnico e Segurança do Trabalho do Senac e Curso de Biologia da Faculdade Redentor);
- Exposição do trabalho realizado pela Itaplastic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário