quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cabral e Garotinho medem forças em São Gonçalo!


Cabral e Garotinho medem forças em São Gonçalo!


O segundo turno nas eleiçõesem São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, entra na sua semana derradeira com um desfile de caciques políticos pela cidade, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, com 665.326 eleitores. De um lado, o pedetista Adolfo Konder vende como joia da coroa o apoio do governador Sérgio Cabral (PMDB). De outro, o deputado federal Neilton Mulim (PR) busca tirar, do apoio do ex-governador Anthony Garotinho (PR), os dividendos possíveis.
Mas no cômputo geral do apoio de caciques, Konder, que ficou com 41% dos votos no primeiro turno, está bem à frente do rival e segundo colocado, que alcançou 25% na votação de 7 de outubro. Além de Cabral (cujo apoio cita como sendo fundamental), ele tem a seu lado os senadores Marcelo Crivella (PRB), Lindbergh Farias (PT) e Francisco Dornelles (PP). De quebra, conseguiu que a presidente Dilma gravasse para seu programa de TV, inserção já exibida esta semana.
O apoio de Cabral a Konder veio por vias tortas. Com a derrota da candidata do PMDB, a deputada estadual Graça Mattos, no primeiro turno, o governador do Rio não viu outra saída a não ser fechar com o PDT para medir forças com seu principal rival político no Estado, Anthony Garotinho. Na balança, além do importante naco de poder político da cidade de 1 milhão de habitantes, está em jogo a disputa de 2014 para o governo do Estado.
Já Mulim tenta reverter a vantagem numérica buscando herdar os votos dos descontentes. Entre eles, vários vereadores eleitos, lideranças partidárias do município e, principalmente, apoiadores de Graça Mattos (ela teve 113.235 votos) que não concordam com o apoio do PMDB ao PDT de Konder. Como Graça não rumou com os caciques do PMDB no segundo turno, por rivalidades políticas históricas, o concorrente do PR se viu com algum terreno disponível para atrair novos votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário