segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dia de campo estimula agricultura orgânica em Varre-Sai

Segundo Newton Novo Pereira, chefe do setor de assistência técnica e extensão rural da agricultura familiar da Ceasa-RJ, o mercado de orgânicos está se expandindo, porque este alimento representa mais saúde para o consumidor. Ele afirmou que o produtor precisa se organizar para atender à demanda dos diversos mercados, desde o abastecimento local, passando pelos programas institucionais, até a venda em atacado para os grandes centros. “O planejamento da produção permite que o produtor cumpra seus compromissos, mantendo a constância na entrega e a alta qualidade”, disse Newton. A classificação e padronização dos produtos para agregar valor à mercadoria também foi tema na palestra.
Todos os produtores inseridos no PAIS em Varre-Sai comercializam os produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através da associação de produtores, e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), abastecendo as escolas locais. O projeto prevê também a inauguração de uma feira. “A produção vai aumentar e a feira será um importante meio de comercialização e também de propaganda dos alimentos orgânicos”, disse Pedro Goulart.
Qualificação profissional de agricultores e estudantes
O evento teve a participação de 60 pessoas, entre elas alunos da Escola Estadual Dr. Miguel Couto Filho, que estão inseridos no Projovem Campo – Saberes da Terra. Trata-se de um programa do governo federal que oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. “A Emater-Rio tem nos dado total apoio para trazer estes alunos para a sala de aula”, disse a professora Adelia Alves Barbosa. Agricultores de Varre-Sai, Natividade e Porciúncula também participaram.
Fonte: Ascom-Rio Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário