domingo, 18 de novembro de 2012

Jean Wyllys: “Enquanto as prisões serviram de depósito de negros e pobres pouco se falou do horror que são!”

Principalmente porque parece que o tema só preocupou o ministro depois que petistas de alto escalão envolvidos no esquema do mensalão – a exemplo do ex-ministro José Dirceu – foram condenados ao xilindró.
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) acaba de fazer uma análise sobre o que significa a declaração do ministro – feita em entrevista coletiva após evento sobre segurança, nesta terça-feira em São Paulo.
Confira o que o parlamentar postou sobre a questão no Twitter:
Condenação de políticos e empresários a pena de reclusão em regime fechado está servindo pra que se discuta o horror que são nossas prisões.
Sim, nossas prisões são um horror: insalubres, violentas e incapazes, hoje e desde sempre, de recuperar e ressocializar os delinqüentes.
Mas enquanto as prisões serviram de depósito apenas de negros e pobres (a maioria da população carcerária) pouco se falou do horror que são!
Enquanto a pena de prisão (e o direito penal como um todo) serviu apenas de meio de gestão da pobreza, pouco se falou dos horrores.
Apenas os ativistas pelos direitos humanos estávamos preocupados com os horrores das prisões e com a busca penas alternativas.
Sim, nossas prisões são um horror. Então busquemos um direito penal mínimo e não abusemos da pena de reclusão em regime fechado.
E que o horror das prisões seja evocado TAMBÉM E SOBRETUDO na hora de se julgar delitos contra a propriedade praticado por pessoas pobres!

GOSTEI  !
                 MARCELO LESSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário