terça-feira, 3 de janeiro de 2012

INFORMAÇÕES SOBRE ENCHENTES ATUALIZADAS 03/01/2012!

Conseguimos contato às 16 horas com Três Rios e neste momento, a vazão é de 1480 metros cúbicos por segundo. Em Itaocara, à mesma hora, o nível do rio alcançou 4,65 metros. O nível crítico é quando atinge 4,80 m. De 14 horas às 16 a rapidez com que vinha enchendo perdeu força, mas neste momento continua chovendo forte em Itaocara e Aperibé. De acordo com os dados da vazão, a Defesa Civil de Itaocara descartou grandes alagamentos nas próximas 24 horas, isso, dependendo dos afluentes que ficam abaixo da represa de Três Rios, que aglutinam o maior volume de águas que descem das serras de Petrópolis e Teresópolis. Abaixo da represa o Paraíba tem como afluente o Rio Pirapetinga, que nasce também na Zona da Mata mineira e os afluentes que descem da serra de Friburgo. Na sequencia, abaixo de Itaocara tem os rios Pomba, rio Negro e rio Muriaé, antes de chegar a Campos.
A barragem de Cataguases confirmou que haverá alagamentos de várias cidades que margeiam o rio Pomba haja vista que o volume de água aumentou muito nas comportas. O comandante da Defesa Civil de Cataguases, Carlos Pires, confirmou que já existem ruas alagadas naquela cidade e que o nível do rio Pomba não para de subir.



EM ITAPERUNA:

As pessoas que tiverem problemas devido as inundações, devem fazer contato com a defesa civil municipal, que é o orgão responsável pelas ocorrências de defesa civil no municipio, através do telefone 199. Os contatos através do numero 193, devem ser realizados nas situações de emergência, que os bombeiros sempre e prontamente já atendem (acidentes, atentados, etc.) Remoções de áreas de risco e acomodação de desabrigados, são de responsabilidade da defesa civil do municipio. E para finalizar e esclarecer, o Ten Cel Douglas, não é lotado no Corpo de Bombeiros de Itaperuna. Atualmente, o mesmo está sem função, após ter deixado a defesa civil do municipio de Italva, e está na iminência de assumir uma seção de defesa civil estadual, que deverá ser implantada em Itaperuna. Portanto, até o momento, a autoridade máxima do Corpo de Bombeiros, em Itaperuna, é o Ten Cel César Rodrigues, comandante local, e o Maj Lestayo, seu subcomandante. Fica aí o devido esclarecimento!


O Capitão Joelson Oliveira, Coordenador da Devesa Civil do Municipio de Itaperuna, afirmou ao Departamento de Jornalismo da Rádio Itaperuna nesta terça-feira por volta de 07h que o Rio Muriaé chegou a marca de 5,83m.
Como o nível de transbordo em Itaperuna é de 5,10m, a cidade já apresenta alguns pontos de alagamento.
Capitão Joelson também afirmou que a cidade ainda não apresenta número de desabrigados e que tem a estimativa de 100 famílias desalojadas.
Para maiores informações ou emergência ligue para a Defesa Civil pelo número: 3824-6334.
fonte: Rádio Itaperuna AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário