sábado, 11 de fevereiro de 2012

GREVE DA PM NO RJ!!!


PM do RJ mantém 17 policiais detidos no primeiro dia de greve da corporação


No primeiro dia de greve de integrantes da segurança pública no Rio de Janeiro, o comando da PM deteve 17 policiais - sete em flagrante por crime de desobediência e dez em cumprimento de mandado de prisão preventiva, sendo que um cabo segue sendo procurado. Inicialmente, a corporação havia informado a prisão de 59 homens, o que acabou corrigido.


Quatro dos PMs presos por ordem da Justiça se juntam a outros 10 colegas que serão submetidos a processo administrativo disciplinar. No Corpo de Bombeiros, 123 guarda-vidas foram indiciados por falta ao serviço. Todos serão presos administrativamente. O Comandante do 2º Grupamento Marítimo (GMar) da Barra da Tijuca, Tenente Coronel Ronaldo Barros, foi exonerado do cargo. Em nota divulgada nesta noite, a PM informou que 129 integrantes do 28º BPM (Volta Redonda) serão indiciados em Inquérito Policial Militar (IPM). Os policiais e bombeiros enquadrados podem ser expulsos.
Entre os presos estão o coronel da reserva Paulo Ricardo Paúl, ex-corregedor da PM e um dos maiores críticos da administração do governardor Sergio Cabral (PMDB), e o major Helio Silva de Oliveira, um dos líderes do movimento. Ainda não foi cumprida a ordem de prisão do cabo Alonsimar de Oliveira Pessanha.
A ação da PM se baseia em novas regras publicadas hoje na edição extraordinária do Diário Oficial do Estado. Nelas, está prevista a redução dos prazos para o julgamento de policiais que tenham cometido infrações graves. O decreto determina que os conselhos de disciplina da PM e dos Bombeiros poderão concluir os trabalhos em 15 dias, metade do tempo previsto anteriormente. Em vez de 20 dias, a decisão sobre a expulsão poderá ser feita em até cinco dias.


O comando da PM considera que a situação nas ruas está normalizada em todo o Estado. A maior adesão à greve foi verificada no interior, especialmente nas cidades de Campos, Itaperuna e Volta Redonda. Homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque foram enviados para suprir a ausência daqueles que abraçaram a paralisação.
Sem informar o efetivo total que está nas ruas, a PM classifica como tranquila a situação nos bairros da capital. Tanto que, por ora, a convocação de homens do Exército e da Força Nacional de Segurança está descartada. Ainda assim, 14,3 mil homens estão de prontidão.
Campos: parte do comércio fechou as portas
O comando-geral do Corpo de Bombeiros abriu um Conselho de Disciplina para avaliar a conduta do cabo Benevenuto Daciolo, que já está preso em Bangu 1, além de 15 guarda-vidas representantes do movimento de greve. Também serão avaliadas as posturas do Capitão BM Alexandre Marchesini e do Major BM Márcio Garcia. O procedimento definirá as punições cabíveis aos envolvidos, podendo chegar à exclusão definitiva do Corpo de Bombeiros.




Um comentário:

  1. Resultado de ato insano correção necessária... é isso. Cabral está certo!

    ResponderExcluir