quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Léo Itaperuna dispensado pelo Flu é artilheiro na Suíça


Jogador Itaperunense que faz sucesso na Suiça está de férias no Brasil e chega a Itaperuna no domingo para participar no campo do Bairro Frigorífico a partir das 9 da manhã, da tradicional Pelada de confraternização de Fim de Ano entre amigos dos Bairros Carulas e Frígorifico, filho do Botafoguense Claudão, Léo Itaperuna como ficou conhecido na Europa, que também é Botafoguense de coração tem apenas 23 anos, nascido e criado no Bairro Carulas Leo foi Revelado pelo tetra Campeão Brasileiro Fluminense, conheça um pouco mais a história desse Itaperunense brilhante:


Promessa das categorias de base do Fluminense, Leonardo de Oliveira Clemente, conhecido como Léo Itaperuna, teve poucas chances no time principal. O jogador foi emprestado para diversos clubes e, quando parecia que a carreira não iria decolar, encontrou o sucesso de forma meteórica na Suíça.
“Infelizmente fui pouco aproveitado no Fluminense. Não sei se foi opção dos treinadores ou diretores. Sempre tive uma ótima relação com todos os jogadores e funcionários. Tenho grandes amigos lá até hoje”, afirmou.
Depois de sair do Fluminense, Léo Itaperuna foi emprestado para cinco times: Paulista de Jundiaí, América-RJ, CRAC-GO, Duque de Caxias e Cabofriense. Em 2011, foi negociado com o Anápolis-GO e depois com o Arapongas-PR. E foi justamente no clube paranaense que a virada na carreira começou a acontecer. O bom desempenho e os dez gols marcados no Estadual de 2012 despertaram o interesse do Sion, da Suíça.
Léo abraçou a oportunidade de atuar no futebol europeu e embarcou sem falar uma palavra dos quatro idiomas oficiais do país: alemão, italiano, francês e o pouco conhecido romanche.
“A adaptação foi difícil no início, por causa do idioma e da cultura local, que são bem diferentes do que estávamos acostumados no Brasil. Mas hoje já compreendo e falo um pouco o idioma e isso facilita bastante. Minha esposa Paola está aqui comigo e me ajuda muito também”, contou.
Se fora de campo as dificuldade atrapalharam no começo, dentro dele elas foram superadas com muito mais rapidez. Desde que chegou ao clube, Léo marcou cinco gols no Campeonato Suíço e é o artilheiro do time na temporada. O bom desempenho fez o brasileiro se tornar celebridade em Sion, cidade de pouco mais de 30 mil habitantes.
“Graças ao meu trabalho as pessoas me param nas ruas e me pedem fotos, autógrafos. Crianças, adultos, todos têm um carinho especial por mim, o que me deixa muito feliz. Procuro sempre retribuir esse carinho com gols, e graças a Deus eles estão saindo”, disse.
Apesar da badalação, Léo não é o jogador mais conhecido do Sion. Gennaro Gattuso, campeão do mundo com a Itália em 2006 e ídolo do Milan, também atua por lá e é um dos maiores parceiros do brasileiro.
“Tenho ótima relação com o Gattuso, inclusive só o chamo de ‘meu capitão’. Ele é uma ótima pessoa e tem um excelente caráter, além de ser um jogador de extrema simplicidade. Procuro sempre ouvir os seus conselhos e a cada dia que passa aprendo mais com ele. O Gattuso é uma referência pra mim, por tudo que conquistou no futebol. Ele tem cara de mau mesmo, principalmente nos jogos. Porém, no convívio do dia a dia, está sempre com um sorriso no rosto. É um ótimo amigo e companheiro de trabalho”, revelou Léo, que ao lado do italiano colocou o Sion na terceira colocação do Campeonato Suíço.
O brasileiro espera que o sucesso imediato na terra dos chocolates possa deixá-lo mais conhecido em centros mais desenvolvidos do futebol europeu. “Sonho disputar o Campeonato Inglês, o Alemão ou o Espanhol, mas no momento estou trabalhando muito aqui na Suíça e vivendo um dia de cada vez. Sei que se tiver sucesso aqui no Sion poderei ter a oportunidade de realizar meu sonho”, completou o jogador, que também não descarta uma volta ao Fluminense. “Quem sabe? Um retorno não está descartado. No mundo do futebol, não dá pra prever o futuro, mas ficaria muito feliz em voltar para o clube que me projetou”, afirmou.
Com informações da Folha de Italva

Nenhum comentário:

Postar um comentário